sábado, 14 de agosto de 2010

Volta às aulas??

No dia 11/08/2010 recomeçaram as aulas na Universidade Federal da Bahia, na qual eu estudo. Estranhamente as aulas voltaram numa quarta-feira, o que fez com que muitos alunos e professores não comparecessem à universidade, achando que se tratava de um tipo de trote ou piada. Eu, que nunca fui boa para entender piadas, fui até a UFBA para assistir as aulas iniciais e dei com a cara na porta em algumas aulas, principalmente as que aconteceriam no turno vespertino.
Na quinta-feira, as pessoas resolveram aparecer (talvez perceberam que não era mesmo uma piada...) e eu tive todas as aulas previstas: Química Inorgânica Básica (super divertido por sinal...) e Didática II.
As aulas da FACED são umas das poucas nas quais eu estou disposta a discutir alguma coisa, pois geralmente os professores das matérias ditas hard, são pouco abertos ao diálogo em suas aulas. Contudo, a minha disposição ao debate já me custou caro algumas vezes...
Outro problema é que as disciplinas da FACED imagem e semelhança aos professores que as ministram. É possível que uma mesma disciplina aborde conteúdos totalmente diferentes de acordo com o professor que ministre a aula. Se isto é positivo ou não, deixo em aberto, mas o fato é que não crio mais expectativas quanto a nenhuma das disciplinas que curso na universidade.
Desta forma, como professor e disciplina geralmente são "cara de um, focinho do outro", aparentemente minhas aulas de didática serão interessantes, ou pelo menos animadas, pois muitos amigos meus estão cursando essa disciplina comigo. A professora parece estar aberta ao debate, o que é muito bom para o meu rendimento nas aulas. É como vovó já dizia: na universidade, o silêncio é o melhor amigo do desânimo.
O dia seguinte foi uma sexta feira 13. Houve aulas para mim, mas como sou muito supersticiosa resolvi ficar em casa para não correr o risco de cruzar com um gato preto em alguma encruzilhada na UFBA...

2 comentários:

  1. Rsrsrs. Na Universidade, acho que a graduação é muito frustrante. Acho que aprendemos mais nas atividades extra-curriculares, encontros e debates do que nas aulas. Apesar de termos alguns professores e disciplinas muito bons, em geral eles não sabem passar o assunto (ao menos no meu curso). Alguns alunos também são deprimentes, não entendem que a universidade é um local de reflexão e crítica, vão lá apenas para obter suas formações profissionais e saem mais tapados do que quando entraram na faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Letícia, adorei visitar seu blog. EStou cheias de expectativas quanto ao nosso trabalho na escola. Me identifico com a sua visão crítica sobre a educação e o papel do professor. Vamos ficar em contato.
    Alessandra

    ResponderExcluir